Páginas

30 de set. de 2013

COMO FUNCIONA O INOVADOR SISTEMA HÍBRIDO DA HONDA

 
30/09/2013 – A maior atenção para o Honda Accord híbrido será para o consumo de cidade pela norma da EPA de 21,2 km/l e preço inferior a 30 mil dólares. Mas quem conhece um pouco de engenharia verá uma criativa combinação de nova tecnologia com elementos do Chevrolet Volt, Toyota Prius e Ford Fusion Hybrid. “A Honda aplicou tudo o que tínhamos”, disse Koju Ninomiya, engenheiro-chefe do Accord Hybrid. “Fizemos o melhor possível e chegamos a 21,2 km/l”. O carro, que deve chegar às concessionárias no final de outubro, utiliza três modos de propulsão para chegar a esse consumo — algo que nenhum outro carro médio, inclusive os europeus a diesel,  conseguem igualar. “Consideramos tudo, inclusive frenagem regenerativa e resistência ao rolamento. Os motores são totalmente novos e nosso objetivo era termos o sistema mais eficiente do mundo. Ao otimizar a eficiência, decidimos por dois motores elétricos como melhor solução”, disse. O carro roda só elétrico por poucos quilômetros mas pode chegar a 100 km/h. Depois que a bateria de íons de lítio esgota-se, o motor a combustão de 2 litros aciona um gerador (que a Honda chama de motor) para alimentar o motor de propulsão. Finalmente, o motor a combustão de ciclo Atkinson aciona sozinho e diretamente as rodas via transmissão de uma só marcha, de redução semelhante a uma sexta, proporcionando aceleração e baixo consumo. (Automotive News)