30/09/2013
– A maior atenção para o Honda Accord híbrido será para o consumo de cidade
pela norma da EPA de 21,2 km/l e preço inferior a 30 mil dólares. Mas quem
conhece um pouco de engenharia verá uma criativa combinação de nova tecnologia
com elementos do Chevrolet Volt, Toyota Prius e Ford Fusion Hybrid. “A Honda
aplicou tudo o que tínhamos”, disse Koju Ninomiya, engenheiro-chefe do Accord
Hybrid. “Fizemos o melhor possível e chegamos a 21,2 km/l”. O carro, que deve
chegar às concessionárias no final de outubro, utiliza três modos de propulsão
para chegar a esse consumo — algo que nenhum outro carro médio, inclusive os
europeus a diesel, conseguem igualar. “Consideramos
tudo, inclusive frenagem regenerativa e resistência ao rolamento. Os motores são
totalmente novos e nosso objetivo era termos o sistema mais eficiente do mundo.
Ao otimizar a eficiência, decidimos por dois motores elétricos como melhor solução”,
disse. O carro roda só elétrico por poucos quilômetros mas pode chegar a 100 km/h. Depois que a
bateria de íons de lítio esgota-se, o motor a combustão de 2 litros aciona um gerador
(que a Honda chama de motor) para alimentar o motor de propulsão. Finalmente, o
motor a combustão de ciclo Atkinson aciona sozinho e diretamente as rodas via
transmissão de uma só marcha, de redução semelhante a uma sexta, proporcionando
aceleração e baixo consumo. (Automotive News)