27/11/13
– A União Européia concordou com o compromisso de se cumprirem normas mais rígidas
de emissões de CO2 dos carros vendidos na região, encerrando meses
de discussão acalorada depois que o governo alemão insistiu em anular um acordo
anterior. O novo acordo adia a implementação total do limite de 95 g/km de CO2 dos carros novos para 2021, antes 2020. Ele
também muda as regras de flexibilidade, dando mais margem de manobra aos fabricantes
alemães de carros premium como Daimler e BMW, cujas emissões são mais elevadas
do que as da Fiat, que produz carros menores e mais leves. “Trabalhamos junto
com o Parlamento Europeu para a liberdade de flexibilidade adicional. Hoje
chegamos um equilíbrio delicado”, disse Arunas Vinciunas, embaixador da Lituânia,
atual presidente da UE em regime de rodízio. Ele acrescentou que o acordo será
submetido a uma reunião dos diplomatas da UE nesta sexta-feira e conta com sua
aprovação. Em seguida o acordo teria de ser assinado por membros dos governos dos países
e pelo Parlamento Europeu. (AN Europe)