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6 de out. de 2013

EUA: EPA DIZ QUE MOTORISTAS DE TESTES DAS FABRICANTES PODEM SER BONS DEMAIS

6/10/13 – As fabricantes sempre informam aos compradores que o consumo dos carros variará no mundo real. Os números obtidos no laboratório também, diz o chefe de normas da EPA, a agência de proteção ambiental dos EUA — ele também lembra o fato às fabricantes essa diferença. A diferença média entre os números de km/l submetidos pela indústria e aqueles dos testes da EPA tornou-se “inaceitavelmente alta” nos últimos anos, disse numa entrevista semana passada Christopher Grundler, diretor do Departamento de Transportes e Qualidade do Ar da agência. A diferença praticamente dobrou de 1,15% nos anos-modelos 2007 e 2008 para 2,25% para os de 2010, disse a EPA a um grupo de engenheiros automobilísticos reunidos em maio último. Num caso extremo, a diferença chegou a 14% — suficiente para melhorar o consumo de um carro de 12,8 para 14,4 km/l. Uma razão para a diferença é que humanos, e não robôs, dirigem os carros nos ciclos de teste de consumo de cidade e estrada. Motoristas exímios conseguem abrandar os testes, acelerando e freando corretamente de maneira a poupar combustível. “A indústria conta com excelentes motoristas, já notamos”, diz Grundler. Não é burlar — é apenas tirar máximo partido das normas. (Automotive News)