14/10/13 –
A Alemanha está perto de ganhar sua luta para enfraquecer proposta de
limites mais apertados das emissões de CO2 pelos carros novos, saiu
numa reportagem. Ministros de meio ambiente europeus reunidos hoje para
discutir a redução das emissões médias na Europa se mostraram favoráveis a mudanças que tornem o limite mais passível de aprovação pela Alemanha, publicou hoje o Financial Times. A maioria dos
fabricantes europeus gostaram das novas regras, mas os fabricantes alemães de
carros premium Daimler, BMW e Audi, que produzem carros mais pesados e menos
econômicos que aqueles de fabricantes de mercado de massa, consideram
desafiante ao extremo atender o objetivo, de acordo com analistas. O governo da
chanceler Angela Merkel quer que a União Européia reconsidere a proposta de
baixar as emissões de CO2 para 95 gramas por quilômetro em 2020 da atuais 130
g/km por meio da introdução de um período de transição de quatro anos. A Itália
se opõe às concessões para a Alemanha, enquanto a França é contra qualquer
concessão de beneficie desproporcionalmente a indústria automobilística alemã,
mas não é contra adiar a proposta, disse o European Voice dia 10 último. O
Reino Unido é tido como apoiando Berlim em troca de a Alemanha concordar em se
opor a proposto limite de bônus aos banqueiros, disse a reportagem. (Automotive
News Europe)