9/07/13 – A Nissan está revivendo
a marca Datsun após tê-la descartado em 1981 em favor da marca da empresa, usada então apenas no mercado interno. Vendido
mais nos EUA e Europa no passado, os Datsun ficaram conhecidos pelo baixo
consumo de combustível durante os choques do petróleo nos anos 1970. O
presidente executivo da Nissan, Carlos Ghosn, conta com a tecnologia atual,
cujos preços caem cada vez mais, para compensar a falta de conhecimento da
marca nos mercados emergentes, onde o Datsun será vendido. O primeiro será um
hatchback e custará “significativamente menos” que US$ 6.600 (R$ 14.800). Será
apresentado na Índia este mês, vendas começarão no ano que vem. O motivo de
enterrar marca Datsun em 1981 foi estratégico, pois quando a Nissan saiu pelo
mundo à procura de empréstimos para se expandir, o mercado
financeiro desconhecia a marca Nissan, só Datsun. A Nissan não teve dúvida:
fez a mudança da noite para o dia. (Automotive News e Redação).