25/05/13 – Os carros de motor 1-litro perderam a maioria na
participação de mercado de automóveis em 2011, e de lá para cá continuaram a
perder espaço, cenário que se repetiu nos quatro primeiros meses de 2013. Assim
como ocorrera no ano passado, nem mesmo a melhor alíquota de IPI reduzido para
estes modelos – de maio a dezembro do ano passado reduzida a zero – deu fôlego à
categoria. Dados da Anfavea indicam no primeiro quadrimestre participação de
40,8% dos carros com motor até 1
litro, redução de meio ponto porcentual ante mesmo
período de 2012. Ao mesmo tempo, a fatia dos automóveis com motorização acima de 1 e até 2 litros
cresceu 1 ponto porcentual no período, de 57,6% para 58,6% do total – isso
porque o pedaço dos veículos com motor acima de 2 litros também cedeu meio
ponto porcentual. A razão: a maioria dos veículos deste segmento
é importada, e sofreu com o aumento do IPI em 30 pontos porcentuais. (AutoData)